quinta-feira, 17 de julho de 2014

Expressar os sentimentos

Temos passado por momentos difíceis. Mudei de trabalho 2 vezes esse ano e estou em período de experiência novamente. Muita ansiedade e mudanças repentinas na rotina. Além disso, os gastos estão acima do nosso orçamento. Mas estamos firmes. Sókrates ficou muito triste com minha saída dos trabalhos anteriores e se esforçou bastante para organizar a sua rotina várias vezes ao longo desse semestre. Adoeceu, pegou uma gripe forte, ficou debilitado. Dispensamos o cuidador, depois contratamos outro. O Sókrates não gostou, estamos contratando um terceiro agora.
Aos poucos a vida retomou o caminho, porém o Sókrates, que tem muitas dificuldades de articular as palavras e se fazer entender, esteve muito deprimido, calado, sem vida e emagrecendo. Não queria mais buscar filmes no cinema nem assistir jogos do flamengo! Coisas que ele ama.
Percebi que ele precisava de maiores cuidados em relação ao seu emocional. O Sókrates tem os movimentos muito limitados, dificuldade de fala, mas tem mente perfeita. Ele está deprimido, mas não sabe o porquê. Acredito que isso acontece porque passou por momentos difíceis e não pode expressar os sentimentos e eles viraram uma bola de neve na cabeça. E eu na confusão do meu dia a dia, novo emprego, novos horários, não tive a disponibilidade para entender. Por isso decidimos ir ao psiquiatra para rever a medicação antidepressiva e solicitar uma analista boa, que aceitasse tratá-lo apesar das dificuldades de comunicação. A nova medicação já está trazendo melhoras. Estamos bem confiantes que vai dar certo. Eu fui na primeira sessão com a terapeuta e já expliquei toda a situação. Hoje é a primeira sessão dele. Eu quero muito que dê certo. Vou levar a prancha de comunicação, a mesinha da cadeira de rodas, jogos, massinha. Sei lá o que vai acontecer. O que eu preciso é que ele tenha um momento só para ele, pelo menos 1 vez na semana, para pensar sobre o que sente, expressar sentimentos confusos, e voltar a ser feliz.
Beijo a todos.
Adriana
Comemoração do dia dos namorados com nossos padrinhos queridos.
Nossa sempre especial sessão de fisioterapia neuroevolutiva com a Dra Sônia Diamante no Gravitherâ

2 comentários:

  1. Desejo muita a força a todos vocês. A vida é assim mesmo, uns dias bons outros ruins. O importante é jamais desistir, lutar sempre apesar das dificuldades e ir aproveitando os momentos de felicidade.
    Espero ver em breve uma foto do Sókrates, com a camisa do Flamengo, curtindo as conquistas do rubro negro nesse brasileirão.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jurandir, é o que eu espero também. Grande abraço, Adriana

      Excluir