sábado, 9 de novembro de 2013

Anestesia geral em Doenças Neuromusculares

Depois de semanas com dor no abdômen sem saber a causa, foram encontradas várias pedras na vesícula do Sókrates. Quem sabe a dor forte que ele teve no ano passado não tenha sido por causa disso? Agradeci a Deus a provável causa de tanta dor e a possibilidade dela desaparecer com uma cirurgia por vídeo. 2 semanas depois, depois de pegar o laudo do fisiatra, do neurologista, do cardiologista e do anestesista, a cirurgia foi desmarcada! Por quê? O que eu achei que seria a solução do problema, se tornou um problemão que os médicos estavam decidindo o que fazer. Segundo os médicos, um paciente com a ataxia cerebelar pode ter risco de morte após a anestesia geral. Eu no desespero. E o Sókrates? Disse que não é a hora dele, que eu não preciso me preocupar e foi assistir o jogo do Flamengo comendo brigadeiro! 

E agora, finalmente remarcada a cirurgia. Os médicos e nós assumimos o risco da anestesia geral em paciente com doença neuromuscular. É claro que ele já vai ficar no CTI após a cirurgia para garantir, os médicos já estudaram tudo o que podiam para dar mais segurança ao paciente e à família, a fisioterapeuta respiratória já está de prontidão com todas as informações necessárias e de posse do nosso BIPAP. Vai ser segunda-feira às 13h e depois, casa e sem dor, se Deus quiser!


E afinal, Doença de Machado-Joseph e outras ataxias são doenças neuromusculares? Segundo a Dra Tathiana Trócoli, as doenças neuromusculares (DNM) compõem um grupo de desordens, hereditárias ou adquiridas, que afetam especialmente a unidade motora (corpo neuronal na medula, nervo periférico, placa mioneural e tecido muscular). No entanto, doenças que afetam o trato córticoespinal (trato piramidal) na medula espinal, o cerebelo e as vias espinocerebelares, como a doença de Machado-Joseph e outras ataxias, também têm sido incluídas dentre as DNMs devido ao importante comprometimento motor que acarretam. 

Vou compartilhar um texto muito interessante sobre me
dicações para analgesia, sedação e anestesia de pacientes com doenças neuromusculares da Dra Ana Lúcia Langer, da Associação Brasileira de Distrofia Muscular. Para ler, clique aqui.




4 comentários:

  1. Que bom Adriana!!
    Estou feliz por vocês , vai dar tudo certo.
    bjs e que Deus os proteja sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mari! Bom ter amigos torcendo por nós, porque dor não é fácil para quem sente, nem para quem cuida, que acaba sentindo dor também. Espero sinceramente que o Sókrates não tenha mais dor depois da operação, e que possa se alimentar melhor. Abraço, Adriana

      Excluir
  2. Adriana, parabéns por manter esse blog com informações úteis, atualizadas e de valor para todas pessoas que, direta ou indiretamente, lidam com questões relacionadas a ataxia. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Charles! A ataxia é um tema tão extenso e estou descobrindo dia a dia novos sintomas, novos tratamentos, novos conceitos e aprendendo muito. É uma necessidade minha partilhar o que tenho aprendido nesses 10 anos em contato intenso com a doença. Que bom que existem pessoas que se interessam pelo assunto também. Abraço, Adriana

      Excluir