quarta-feira, 7 de março de 2012

Óculos com prisma??

Meu marido tem diplopia (visão dupla) há muitos anos por causa da fraqueza nos músculos dos olhos devido à Doença de Machado-Joseph. Incomoda muito, principalmente para ver o monitor do computador e ler revistas. Finalmente encontramos algo para ajudar. Fizemos uma consulta com uma oftalmologista especialista em estrabismo e ela passou-lhe uma receita de óculos com prisma. Tem ajudado muito. Ele gostou. A lente ficou um pouco grossa e não pode ser usada com armação de fios de nylon. No total (armação + lente) ficou R$ 350,00.

43 comentários:

  1. Gostaria de saber onde é realizado o exame para este óculos com prisma. É no próprio consultório do oftalmologista ou na ótica que irá fazer os óculos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, foi realizado pela oftalmologista no consultório um exame detalhado dos olhos para verificar a fraqueza muscular dos olhos, além do sókrates olhar por uma série de prismas para determinar as diferenças entre os olhos em diferentes posições da cabeça. Passamos primeiro por um oftalmologista geral que nos encaminhou para a especialista em estrabismo. Com a receita, fomos à ótica e encomendamos os óculos.

      Excluir
    2. Muito obrigada querida pela informação.

      Excluir
    3. Tenho 65 anos, sou hipermetrope desde os 7 e há 2 anos fiquei com diplopia sem causa aparente. Consultei vários especialistas (oftalmologistas, neurologistas, ortoptistas, técnicos ópticos) e, felizmente não tenho nenhuma má formação ou doença. A solução, parece, é usar óculos de prisma. Esses poderão ter a lente prismáticas ou a película “Fresnel”. Serão multifocais, policarbonatos (mais finas e leves por causa do grau q uso), fotossensíveis (transitions). Não sei se vou adaptar, por isso a fresnel pode ajudar pq pode ser retirada das lentes (as lentes são multifocais comuns) e terei então de conviver com a diplopia. Somente especialistas óticos podem avaliar cada caso e determinar o uso - ou não - de prisma ou fresnel. A película é colocada em laboratório. No meu caso, devido a todas essas características das lentes o preço é alto, o prisma é o menos caro de todo o processo. Analisar o custo de uma armação condizente com o tipo de lentes que vai ser usado. Atenção para multifocais.

      Excluir
  2. VC ja fez o teste do metodo de Irlen? Talvez ela tenha essa disfuncao e um oculos especial para ele ajude-o a ficar bem. procure no site um screener mais proximo de vcs. abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela contribuição, aprendi um pouco sobre a Síndrome de Irlen. Mas, não acredito que a DMJ provoque algum distúrbio de percepção no meu marido. Vejo, sim, nitidamente, a dificuldade dos olhos se movimentarem como antes. Abraço, Adriana.

      Excluir
  3. Estou com o mesmo problema, dificuldades de leitura, mais agravado nos monitores. Fui ao oftalmologista que me passou para um especialista em estrabismo, mas a consulta mais próxima foi para um mês e até lá terei que aguentar as dores de cabeça, dificuldade de leitura e erros em provas (o que tem me preocupado). Gostaria de saber: após ir ao especialista foi rápido o diagnóstico e a chegada do óculos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel. Se o problema for corrigido com o uso de prismas, o oftalmologista só tem que encontrar o grau certo para você. Muitas vezes o prisma serve só para determinada distância, aí você vai escolher que é para leitura. O óculos fizemos em menos de uma semana. A lente é um pouco grossa, então tem que ter uma armação que segure bem atrás da orelha e lembrar que não pode ser de fio de nylon. Se for pedir o óculos pelo SUS demora bem mais. Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  4. Óculos de prisma é muito caro? sou aposentado por invalidez;
    Vilson Couto Barão(Porto Alegre/RS)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o preço de um óculos normal. Mas tem que saber a distância que a diplopia deve ser corrigida, porque o óculos corrige a distância que escolher. Acho que a distância para leitura seria a ideal. Que acha?

      Excluir
  5. por favor estou apavorado enxergo o rosto das pessoas oval com nariz grande o oculos de prisma resolve/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. Mas precisa passar por uma consulta com um oftalmologista especializado em estrabismo e que saiba mexer com lentes prismáticas. Eu desejo muita sorte para você.

      Excluir
  6. As lentes prismáticas são lentes convergentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo, são prismas mesmo. Elas mudam a direção de um feixe de luz de acordo com o tamanho do prisma.

      Excluir
  7. Olá Adriana
    Minha filha colocou o oculos de prisma para ajudar na dislexia e foi muito bom. só que moro no Rj e tive que ir até Recife para ver isso. o seu médico é no Rj? Pode me indicar? muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zane, estou contente de você ter participado do meu blog. A médica atende em nossa cidade, Campo Grande/MS. Com certeza no RJ devem ter profissionais ótimos, mas não sei quem indicar. Sugiro que busque um oftalmologista que tenha especialização em tratamento de estrabismo, que é uma dificuldade visual muito mais comumente tratada com os prismas. Boa sorte, Adriana

      Excluir
  8. Olá Adriana, muito útil esse seu artigo, me ajudou a entender melhor o que tenho. Sofri um acidente de carro em fev deste ano, e sofri uma lesão cerebral, mais especificamente um TCE do lado esquerdo, fiquei internado um mês praticamente, todo meu lado esquerdo ficou com movimentos reduzidos e enfraquecido, o que chamam de hemiparesia, e fiquei co messa diplopia, acredito que algum, ou alguns músculos do olho devem ter sofrido essa sequela. comecei a fazer tratamento com fisioterapia ocular, mas não tenho percebido melhora, e seu artigo me deu esperança de encontrar uma solução pra isso, óculos! agora vou procurar um, oftalmo, especialista em estrabismo néh? e ver se consigo resolver isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fênix, que bom que gostou do artigo! Não sou oftalmologista, mas realmente acredito que a lente de prisma vai te ajudar. É só achar o grau do prisma certo para levar a imagem para onde seus olhos possam ver com nitidez. Boa sorte, abraço!

      Excluir
  9. Olá, tenho diplopia desde 2009 e depois de vários exames nãofoi diagnosticado a causa. uso óculos de prisma no grau máximo e mesmo assim não corrige nem 50%. não consigo ler nem ver tv nem computador, dirigir nem pensar. A minha pergunta é se você já ouviu falar se com essa doença eu posso me aposentar por invalidez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, não ouvi falar sobre a aposentadoria nesse caso, mas não custa tentar. Imagino o quanto deve incomodar essa visão dupla. Acho que vale a pena insistir na tentativa do diagnóstico, afinal, pode ser curável, não é? E com o diagnóstico, na minha opinião, tudo fica mais fácil no sentido de buscar os seus direitos.

      Excluir
  10. Olá, tenho estrabismo convergente, porém não tenho diplopia, tenho hipermetropia moderada em um dos olhos, com um pouco de astigmatismo. No meu olho direito, tenho 2.5 de hipermetropia com 0.25 de astigmatismo, no meu olho esquerdo, tenho 0,25 de hipermetropia com 0.75 de astigmatismo. Meu diagnóstico foi tardio, comecei a usar óculos com 17 anos e com 18 comecei a usar lentes transitions e até hoje os óculos me ajudam muito, principalmente para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Meu marido tem diplopia porque os músculos dos olhos não conseguem mais deixar os olhos juntinhos como nós deixamos quando olhamos para o nariz. Acaba sendo um caso em que as lentes de prisma para estrabismo ajudaram muito. Espero que mais pessoas com esse problema descubram essa novidade. Grande abraço.

      Excluir
  11. Tive hemorragia subaracnoidea aos 28 anos de idade, fiquei com uma visão dupla como sequela, estou fazendo tratamento com neuro que ainda nao me encaminhou para um oftalmo. Usando um tampão meus olhos realinharam (estava com estravbismo em um olho) mas a visão dupla pouco melhorou. Será caso de usar óculos de prisma?

    Me chamo Bruno, moro em São Vicente-SP.
    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno! Acredito que seja muito indicado sim. Você precisa passar por uma consulta com um oftalmologista que trabalhe com estrabismo e o uso de lentes de prisma para avaliar o seu caso. Já na consulta você fará testes com diversos prismas para saber se tem a melhora com o uso. Fico na torcida. Depois me conta o que você achou. Grande abraço, adriana e sókrates.

      Excluir
  12. Os óculos são esses aí da foto? Nossa São muito grossos não teria como fazer mais finos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grossura do óculos vai depender do grau. Quem sabe é mais fino para você?

      Excluir
  13. depende do grau ocular? ou depende da distancia da visão dupla?
    desculpe tantas perguntas.

    quando ele está sem os óculos ele vê as imagens na horizontal, vertical ou diagonal? ouvi dizer que quando a imagem tem uma torção o prisma não funciona, que é o meu caso :( mas ainda estou esperando ver se melhora sem tratamento pois meu problema foi um acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não conheço muito sobre o assunto, mas o que percebi é que varia pela distância da visão dupla, tanto que ele usa este óculos para o tablet, mas não serve para assistir TV, por exemplo. Ele teria que ter um outro óculos para assistir a TV, outro para cinema e assim por diante. Tem mesmo que passar pelo oftalmologista especializado em prismas e testar.
      Abraço, Adriana

      Excluir
  14. Olá Adriana,
    fiquei muito feliz ao ler seus conselhos bem produtivos, sou uma pessoa que sofri um acidente de automóvel e foi lesado o nervo principal da visão. Passei por cirurgia mas continuei com a visão dupla, agora uma equipe de oftalmos em estrabismo receitaram-me óculos com prisma 15. Estou aguardando a confecção ansiosa porem minha curiosidade faz com que eu pergunte: quantos graus de prisma utiliza seu marido, na ótica informaram-me que o meu grau é o máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como ficou a sua visão após o uso do prisma 15? Não sei qual é o grau do óculos do Sókrates. É algo que tenho curiosidade agora. Na próxima consulta eu vou perguntar.
      Abraço, Adriana

      Excluir
  15. MEU MARIDO TEM SÍNDROME DE STARGART,GOSTARIA DE SABER A PRISMA É ACONSELHÁVEL PARA O CASO DELE.OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A Síndrome de Stargart está relacionada à distrofia da retina, é isso mesmo? Talvez mudar o feixe de luz para uma parte diferente da retina não possa ajudar porque toda a retina pode estar prejudicada. Realmente não posso te responder porque não conheço a função do prisma nesse caso. É melhor perguntar ao oftalmologista se existe melhora com esse óculos. Se não houver, sempre tem algo que a gente não sabe e temos que continuar procurando melhorar a vida dos nossos maridos. Beijo, Adriana

      Excluir
  16. TENHO VISÃO DUPLA, O OFTALMOLOGISTA NÃO SOU BE ME DIZER A CAUSA, MAS COM UM ÓCULOS DE PRISMA 6 ,NA HORA DO EXAME EU PUDE ENXERGAR APENAS UM OBJETO, ELE ME PASSOU A RECEITA E FUI NA OTICA MANDAR FAZER OS OCULOS COM LENTES PRISMA, NO ENTANTO QUANDO COLOQUEI CONTINUEI TENDO VISÃO DUPLA, A DONA DA OTICA ME FALOU QUE MEUS OLHOS TINHAM QUE SE ACOSTUMAR COM A LENTE, MAS ACHEI ESTRANHO POIS AS LENTES NÃO SÃO DIFERENTES DE UMA LENTE NORMAL, ACHO Q ME DERAM UM OCULOS SEM PRISMA..
    ALGUEM AQUI QUE TENHA OCULOS COM LENTE PRISMA PODERIA POR FAVOR POSTAR UMA FOTO DELES, PARA EU VER SE AS LENTES SAO DIFERENTES ?
    DESDE JA, OBRIGADA..

    ResponderExcluir
  17. ate quantos prismas se faz uo oculos

    ResponderExcluir
  18. VENHO DESDE DE 2013 COM ESTE PROBLEMA DE DIPLOPIA ,VISÃO DUPLA JA PASSEI ATE POR ORTOPTÍCO E FIZ EXERCIÇIOS E DEPOIS COSULTA E NADA ,FALO PARA OFTALMO DE VISÃO DUPLA E ELES NADA PARECEM QUE QUEREM GANHAR DINHEIRO COM EXAMES SÓ PODEM ESTE ULTIMO VOLTEI PRA RECLAMAR E ME PASSOU UM COLIRIO STER ,PEÇO O PRISMA NA LENTE E NADA JA NEM SEI O QUE FAZER E O PIOR SOU CAMINHONEIRO E COMO DIRIGIR COM UM OLHO E FECHAR O OUTRO É ISSO ,SE alguém puder me indicar um que tabalhe com prisma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelino
      Que querem ganhar dinheiro, isso e fato!
      Passei por 3 oftalmos, ate que a ultima me indicou um Oftalmo Especialista em Estrabismo.
      As outras duas me receitavam oculos para miopia dizendo que a visao dupla sumiria. E nada de sumir, so piorava.
      A minha visao dupla (diplopia) nada tinha a ver com miopia, mas sim com o estrabismo.
      Fiz exames e varios testes para ter essa confirmacao. E foi me receotado oculos com lentes de prisma associado com os graus de miopia.
      Ao colocarem as lentes de teste foi um alivio. Na hora minha visao dupla desapareceu.
      Entao procure um Especialista em Estrabismo, talvez seja o seu caso.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Parece que estamos em condições semelhantes. Fecho 1 olho para não ver duplo, sofro em tudo por isso. Até hoje me receitaram lentes para miopia e hipermetropia, fui enganada, paguei 1.500 reais por nada...

      Excluir
  19. Adraiana, por favor, como nossos sintomas ( sou portador de ataxia )são progressivos, quanto tempo duram estas lentes até precisarem ser corrigidas?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Qual o valor das lentes prismaricas pra crianças??

    ResponderExcluir
  22. Tinha visão dupla após leitura na tela do computador, foi indicado a lente com prisma, a melhora foi imediata após o uso das lentes. Não paguei mais caro por ter prisma nas lentes.

    ResponderExcluir
  23. Minha sogra teve uma degeneração da mácula e perdeu parte da visão. A médica receitou um óculos com +10DE +12,0 D prismatica base nasal nos dois olhos. Queria saber quanto ficaria... obrigada...

    ResponderExcluir
  24. Tenho estrabismo, pedi para fazer um óculos com prisma, to usando ele e não to vendo meu olho centralizado. É assim de uma hora pra outra, ou é com o tempo?

    ResponderExcluir